Em um marco histórico, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), lançou, em 3 de abril, o edital "Esporte e Transformação Social: Novas Conquistas em Mato Grosso do Sul". O processo foi concluído com a publicação do resultado final nesta quarta-feira (4).
Uma das inovações deste edital, que totaliza R$ 7 milhões, foi sua condução totalmente digital, buscando promover o desenvolvimento esportivo de forma transparente e acessível, especialmente para entidades do interior do estado. Com um alto nível técnico dos projetos e um recorde de inscrições, 258 propostas foram validadas, das quais 135 são provenientes de municípios do interior.
O edital contemplou sete categorias, abrangendo as três principais manifestações esportivas: formação, vivência e excelência. As categorias incluem: esporte e transformação social, esporte de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infantojuvenil, esporte de rendimento adulto, esporte de alto rendimento adulto e federações esportivas. Além disso, foram reservadas cotas para projetos voltados a equipes femininas e povos originários.
Com o resultado final publicado, as entidades classificadas, de acordo com as vagas por categoria, deverão apresentar, a partir de 16 de setembro de 2024, no prazo de 15 dias corridos, o plano de trabalho detalhado, juntamente com a comprovação dos requisitos estatutários e documentais exigidos. Esses documentos deverão ser enviados por meio da plataforma digital Prosa.
Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o momento é de grande satisfação para o esporte sul-mato-grossense. "Estamos comemorando um momento importante para o esporte em Mato Grosso do Sul. Este edital simboliza inovação, transparência e acessibilidade, com um número recorde de inscrições, especialmente do interior, demonstrando que o desenvolvimento esportivo está ao alcance de todos. O processo totalmente digital reforça nosso compromisso em simplificar o acesso e ampliar as oportunidades".
O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, também destacou o alto nível das propostas. "Observamos um elevado nível técnico nos projetos, muitos voltados ao esporte de alto rendimento e focados em desempenho em competições olímpicas, paralímpicas e mundiais. Estamos otimistas, acreditando que essas iniciativas irão impulsionar o esporte em nosso estado".
Após a análise dos recursos, a lista das entidades esportivas selecionadas foi divulgada no edital. Para acessar, clique aqui .
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: Arquivo/Fundesporte
Mín. 23° Máx. 39°