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Ação em Campo Grande une atendimentos do Procon/MS e Defensoria Pública

Equipes do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência...

22/06/2024 às 06h28
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
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Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Equipes do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul atenderam, nesta sexta-feira (21), moradores da região do Bairro União, em Campo Grande.

Pautada pela campanha Junho Prata, que visa enfrentar a violência contra a pessoa idosa e conscientizar sobre seus direitos, a ação reforçou a sinergia entre as instituições na defesa dos consumidores.

A professora aposentada Isabel Cristina de Barros Costa, 75 anos, aproveitou a oportunidade para resolver pendências com uma loja de departamentos que protestou seu nome, mesmo ela tendo apresentado comprovantes de pagamento do cartão da loja.

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“É muito bom porque não preciso ir até o Procon, ele está aqui. Apresentei para a empresa o comprovante de pagamento e me ligam cobrando 10 vezes por dia. Para mim o atendimento no bairro facilitou muito”, ressaltou Isabel.

Atuação conjunta

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O secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, explica que o trabalho integrado com a Defensoria Pública possibilita ao cidadão ter encaminhadas suas demandas em duas esferas: administrativa e jurídica. Há planos, inclusive, para que a nova sede conte com uma unidade de atendimento para auxiliar nos casos em que a reclamação resulte em uma ação judicial.

Defensor público e coordenador do Nuccon (Núcleo de Promoção e Defesa do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais), Carlos Eduardo Oliveira de Souza pontua que ações como a realizada no Bairro União são uma importante ferramenta na identificação de práticas abusivas que podem ser passíveis de fiscalização. “Temos a oportunidade de prestar orientação e, ao mesmo tempo, identificar as demandas que atendam a toda coletividade”.

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Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus

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