Sábado, 22 de Junho de 2024
17°C 32°C
Sidrolândia, MS
Publicidade

Södra Cell adquire nova automação da ABB

Contrato prevê instalação de controles para processos de celulose em planta da empresa sueca

11/06/2024 às 14h45
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

A empresa de automação ABB fechou contrato com a sueca Södra Cell para automatizar a planta de celulose de Värö, no Sul do país escandinavo. O entendimento prevê a instalação de um controle avançado (APC) para processos de branqueamento de celulose realizados na unidade, além da atualização do sistema de controle distribuído (DCS) 800xA em uso na instalação. 

Especialistas da ABB farão a análise dos processos de branqueamento, o desenvolvimento de modelos produtivos, a verificação e a programação desses modelos nos sistemas de controle, além do treinamento das equipes da Södra Cell que ficarão a cargo da operação. “Junto com a empresa [Södra Cell], vamos identificar os comportamentos de processo e as condições ideais de fabricação que comporão os modelos a guiar o controle de automação. Então vamos implementá-los e ancorá-los para que os operadores da empresa entendam e confiem no sistema automatizado”, afirmou em comunicado Adam Modig, especialista de modelagem da ABB. 

A empresa com sede na Suíça defende que a integração do APC e das atualizações do 800xA na planta de Värö vai permitir à Södra Cell operar a unidade de forma automatizada, com maior previsibilidade sobre a produção, além de poder melhorar continuamente processos produtivos a partir de decisões orientadas por dados. 

Continua após a publicidade

A opção pelos sistemas da ABB ocorreu após uma implantação similar ter sido realizada anteriormente na unidade da empresa em Mönsterås, também no sul da Suécia, cujos resultados foram bem-avaliados pela Södra Cell. Naquele projeto, a ABB fez a automação das linhas de digestão e branqueamento de celulose com as mesmas soluções, obtendo como resultado “um processo produtivo mais estável e com menor utilização de insumos”, segundo a empresa.

“Estamos certos de que teremos os mesmos resultados [em Värö]”, afirmou Marie Boman, gerente de projetos da Södra Cell. “Vemos muitas vantagens em poder aproveitar a experiência e o aprendizado assimilados em projetos anteriores”, seguiu a gestora. A expectativa das duas empresas é que o comissionamento (testagem e homologação de sistemas) da automação de Värö seja concluído em meados de 2024.

Continua após a publicidade

A Södra Cell é a maior produtora de celulose da Suécia e, também, a maior gestora de recursos florestais do país nórdico. A empresa também é conhecida por operar algumas das fábricas mais tecnológicas do mundo para a produção de papel e celulose.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários